segunda-feira, 27 de julho de 2009

Teto Verde

Hey o/ Hoje vou postar a respeito de um assunto que particularmente eu amo, que é teto verde. 

Primeiramente as vantagens de se usar o teto verde são:

Melhora as condições térmicas e acústicas da edificação.
Reduz o efeito estufa se for usado em larga escala.
As coberturas verdes retêm parte da água, funcionando como pequenas encostas que liberam a água mais lentamente evitando o colapso na drenagem urbana e aumentando a umidade nos dias seguintes.
Serve para captação de água para uso doméstico.
Estética 

Existe 3 tipos de técnicas de teto verde. São: Contínua, de módulos pré-fabricados e aérias.

Contínua:
As camadas se alteram de acordo com a base utilizada e o tipo de clima da região. Nos lugares de clima frio é necessário uma camada que impeça a condensação de vapor d’água na membrana isolante. No clima tropical basicamente encontramos a camada de impermeabilização, uma de drenagem, uma de filtragem e uma com a terra ou substrato onde é plantada a vegetação apropriada.
Obs:. Para a utilização de qualquer técnica de teto verde, é necessário saber se a estrutura do telhado suporta o peso da nova cobertura. Para mais detalhes de como se fazer pesquisar no livro do Johan van  Lengen–Manual do arquiteto descalço.

Foto: Escolinha Tia Percilia, 2009


Módulos pré-elaborados:
Geralmente é uma espécie de bandeja rígida com os substratos e as plantas já crescidas para colocação direta e imediata sobre as coberturas convencionais. O tamanho da bandeja permite um fácil manuseio e o resultado é imediato. Por serem plantadas em grande quantidade, este tipo de solução facilita o uso de diferentes plantas em uma mesma bandeja.

Fonte: ECOTELHADO (2007)

Aéreas:

Com a vegetação separada da base ou cobertura, esta solução é praticamente uma cobertura viva da cobertura tradicional, traz algumas vantagens estruturais na instalação mas não tem o mesmo efeito isolantes das anteriores.

A escolha da vegetação: Deve-se escolher espécies de pouco crescimento, que necessitem de pouco extrato vegetal e que sejam adaptadas ao clima da região, evitando dificuldades na manutenção.
Outros aspectos como a incidência solar, índices pluviométricos, temperatura do local, ventos dominantes e a inclinação do telhado verde e a necessidade de retenção de água pela vegetação devem ser considerados na escolha da vegetação a ser adotada.

Algumas plantas que podem ser utilizadas:

Zoysia japonica - Grama Esmeralda
Deve ser cultivada a pleno sol, em solos férteis, com adubações semestrais e regas regulares. Não é indicada para locais de tráfego intenso, nem para áreas sombreadas.

Polygonum Capitatum - Tapete-inglês
Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra, em solo fértil, bem drenável e preparado com matéria orgânica, com regas periódicas. Tolerante a curtos períodos de seca. Exige pouca manutenção, apenas podas para controlar o crescimento e adubações anuais.  

Ainda existe outros tipos de vegetação, elas podem ser vistas no trabalho que fiz: Teto Verde
Por favor dê créditos a quem fez! Ponha o link do blog, obrigada.

Para quem se interessou sobre o assunto a Equipe Tibá oferece esse e outros cursos de técnicas ecologicamante corretas. 

Existe empresas que fazem o teto verde, bem como outras coisas. (Procure no google, não vou ficar fazendo propaganda aqui =] ) É uma técnica cara, mas vale a pena os beneficios são muitos.

Bem é só issu bjinhus =****





2 comentários:

Anônimo disse...

Olá

Também gosto muito desta técnica, tanto pela estética como pelos benefícios individuais e coletivos.

E não concordo que seja cara , pois com os benefícios que vou colocar abaixo, o telhado verde se paga naturalmente em pouco tempo.

Benefícios:
• Qualidade do ar: Através da fotossíntese e da aderência dos poluentes ao substrato, os telhados verdes agem como purificadores do ar urbano. O telhado vivo é também um aprisionador de carbono.
• Benefício Educacional: O telhado ecológico é a metáfora da sustentabilidade com efeito pedagógico para gerações futuras sendo, portanto, a cobertura ideal para prédios institucionais e escolas.
• Proteção do prédio: A cobertura vegetal em um prédio elimina a concentração de calor evitando a dilatação e protegendo o prédio contra trincas. O substrato absorve também as chuvas ácidas. Estes dois fatores elevam a vida útil da construção.
• Pluvial: Pela retenção de água e diminuição do fluxo a laje vegetada contribui de forma muito significativa no escoamento de água da chuva.
• Biodiversidade: Com o crescente desenvolvimento das cidades e de áreas rurais, espécies vegetais e animais têm sido expulsas de seu habitat natural. A cobertura vegetal ou telhado de grama é ferramenta fundamental para a sobrevivência e continuidade da manutenção da vida no conceito urbano que se forma a partir de agora. O telhado ecológico é a solução para cidade moderna.
• Acústica: O teto verde diminue a reverberação ao absorver e isola ruídos.
• Aquecimento Global: O telhado verde diminui significativamente a necessidade de energia para climatização de ambientes, contribuindo assim para a diminuição de emissão de CO2 e de suas conseqüências.
• Conforto Térmico: O telhado verde proporciona excelente conforto ambiental, pois além do isolamento térmico, ele age por evapo-transpiração, perdendo a energia de evaporação da água por ele retida. O telhado vivo também consome energia pela fotossíntese.
• Ilhas de calor: Pela evapo-transpiração auxilia no arrefecimento de centros urbanos. A continuidade dos telhados ecológicos na cidade influi muito significativamente para o conforto ambiental das áreas mais urbanizadas.
• Valorização do Prédio: Pelos seus benefícios confere ao prédio um maior valor no caso de venda.
• Arquitetônica: O telhado ecológico aparece como tendência arquitetônica em um ambiente urbano saturado de concreto, metal e vidro, fazendo um contraponto de cor, vida e renovação. Nova opção de design para indústrias, residências e fachadas devido à variedade de plantas e folhagens possíveis. Cria visual paisagístico em um espaço antes inutilizável. Fácil de instalar, prático e inteligente, totalmente integrado na paisagem. Os telhados verdes ao invés de disputar com a natureza, a usam em benefício da cidade.
• Psicológica: O ser humano reage positivamente a espaços naturais verdes, opondo-se a aridez do concreto e do asfalto. Aumenta o senso de comunidade. Pesquisas apontam a rapidez de curas em hospitais onde os pacientes tem a oportunidade de entrar em contato com áreas verdes. O telhado verde ou telhado vivo é a realização da utopia de viver em meio à natureza mesmo cercado de prédios.
• Lazer: No caso de laje plana o telhado de grama se transforma em uma área de lazer.
• Produção de Alimentos: A cobertura verde pode ser aproveitada para horticultura com grandes vantagens principalmente no caso de projetos de casas populares. A produção de alimentos próxima ao consumo, tem sido apontada com elemento de sustentabilidade na idealização da cidade do futuro.

Eng. Agrônomo Rodrigo Baierle

Deia-neesan disse...

Muito obrigada pelo comentário. Com certeza o custo/benefício dessa técnica é positivo. Mas com relação a produção de alimentos, deve-se salientar que não é em qualquer edifício que se pode colocar uma horticultura, devido ao peso que irá sofrer a estrutura.